Menu fechado

Gorrinho para o bebê APRENDA A FAZER

Gorrinho para o bebê

A chegada de um bebê para a família sempre é um marco, um momento especial. E como todos querem recebê-lo bem, com carinhos e mimos, não há nada melhor que presenteá-lo com uma peça artesanal que seja criativa e exclusiva.

O gorro infantil de croche serve tanto para incrementar o penteado do seu bebê quanto para protege-lo do frio. Mas você ainda pode usa-lo em cortes de cabelo masculino ou femininos de adultos, dê uma ollhada no link.

Para te inspirar, ensinamos você a crochetar um lindo gorro de crochê de cachorrinho para ele! Confira o passo a passo:

Gorrinho para o bebê
Gorrinho para o bebê

Materiais utilizados:

Lã acrílica nas cores bege, marrom, vermelha e preta
Botões pretos para os olhos
Agulha de crochê 3mm
Agulha de costura
Baixe os gráficos do gorro clicando aqui!

Pontos empregados:

corr.; p.bx.; p.b. e p.a..
Execução da touca:
Começando com a cor bege, faça 4 corr. e feche o círculo com 1 p.bx.. A 1ª carr. começa com 3 corr., tem 12 p.a. e se encerra com 1 p.bx..

Na 2ª carr. faça novamente 3 corr., representando o primeiro p.a., e mais 1 p.a. sobre o mesmo ponto inicial de base. Nesta carr. cada ponto de base tem 2 p.a. sobre ele. Encerra-se a carr. com p.bx..

Comece a 3ª carr. com 3 corr. e, a cada 2 pontos de base, faça 3 p.a.. Encerre com p.bx..

Na 4ª carr. a proporção é a seguinte: 5 p.a. para cada 4 pontos de base.

Na 5ª carr., a cada 5 pontos de base, faça 6 p.a., conforme o gráfico.

A partir da 6ª carr. não haverá mais aumentos. Cada ponto de base tem so­mente 1 p.a. sobre ele, sempre começan­do com 3 corr. e fechando com p.bx..

Da 7ª carr. até a 10ª carr. cada ponto de base tem somente 1 p.a.. Faça p.bx. para encerrar e arremate.
Com a lã marrom, suba para a 11ª carr. com 1 corr. e faça 1 p.b. sobre cada ponto de base. Encerre com p.bx. e arremate.

Execução da mancha:

Ainda com a mesma lã, agora é a vez de fazer a mancha do olho direito. Comece com 4 corr. e 1 p.bx. fechando o círculo. Na 1ª carr. faça 1 corr. e 8 p.b., fechando também com p.bx..
Na 2ª carr. comece com 1 corr. e faça 2 p.b. para cada ponto de base.

Para finalizar, a 3ª carr. tem 3 p.b. a cada 2 pontos de base. Encerre com p.bx. e arremate. Você já pode costurar a mancha marrom no gorro, e também os botões para os olhos.

Execução do nariz:

Para fazer o nariz, utilize a lã preta. Comece com 3 corr. e mais 1 corr. para subir a carr.. Faça 9 p.b. ao redor das 3 corr. de base, conforme o gráfico, e feche com 1 p.bx..

Deixe uma sobra de fio antes de cortar para costurar o nariz no gorro.

Execução da orelha:

Para fazer a orelha, com a lã marrom, comece com 6 corr. e faça mais 1 corr. para subir a carr.. A 1ª carr. tem 4 p.b. ao longo das próximas 4 corr. de base, conforme o gráfico. A última corr. de base tem 4 p.b. formando a curva mais saliente da orelha. Volte fazendo 5 p.b. sobre as mesmas 5 corr. de base, para completar e tornar simétrica a orelha.

Faça 1 corr. para começar a 2ª carr.. Vire o crochê e volte fazendo 5 p.b. so­bre os próximos 5 pontos de base. Faça então 3 p.b. sobre o próximo ponto de base, e mais 3 p.b. no ponto de base seguinte. Em seguida, faça mais 6 p.b. sobre a lateral reta da orelha.

A 3ª carr. começa com 1 corr., tem 1 p.b. sobre cada ponto de base nas laterais retas e tem 2 p.b. sobre cada ponto de base na curva da orelha, como podemos ver no gráfico. Deixe uma sobra do fio marrom antes de cortar e, com esta sobra, costure a orelha no gorro.

Repita os passos para fazer a segunda orelha.

Execução do laço:

Por último, é hora de fazer o laço. Usan­do a lã vermelha, comece com 12 corr..

Cada uma das 6 carr. tem 1 corr. para iniciar e 11 p.b.. Terminada a 6ª carr., arremate e use o mesmo fio vermelho para amarrar o centro, com 5 ou 6 voltas para dar o acabamento.
Costure o laço no gorro próximo à orelha esquerda e está pronta a sua peça!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *